telefone

(11) 3241-5368

Endereço

Rua Brigadeiro Tobias nº 118 Cj 1725

SPDA SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NBR 5419/15

A descarga elétrica atmosférica (raio) é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação as suas características elétricas (intensidade de corrente,tempo de duração), como em relação aos efeitos destruidores, decorrentes de sua incidência sobre as edificações.

Nada em termos práticos pode ser feito para se impedir a "queda"de uma descarga emdeterminada região.

Não existe "atração" a longas distancias, sendo os sistemasprioritariamente receptores.

Assim sendo, as soluções internacionalmente aplicadas,buscam tão somente minimizar os efeitos destruidores, a partir da colocação de pontos preferenciais de captação e condução segura da descarga para a terra.

A implantação e manutenção de sistemas de proteção (pára-raios) são normalizadas internacionalmente pela IEC ( Internacional Eletrotecnical Comission), e em cada país por entidades próprias como a ABNT (Brasil), NEPA ( Estados Unidos) e BSI (Inglaterra).

Um SPDA fornece um caminho de baixa impedância para a corrente do raio com o objetivode diminuir o efeito de aquecimento provocado pela corrente que flui através de materiaisdas estruturas (eventualmente inflamáveis).

Se um raio flui através de materiais porosos esaturados de água, estes materiais podem literalmente explodir pois o seu teor de água imediatamente é transformado em vapor pelo calor produzido a partir da alta corrente elétrica.